Traduzido e adaptado pelo Prof. Marcus Vinícius Alves (versão 2003)
Confederação Brasileira de Kungfu/Wushu
Diretoria Técnica de Sanshou: Professor João Guedes (joaoguedes.rs@gmail.com) Professor Vinicius Tadeu Corrêa (vini.8000@yahoo.com.br)
CAPÍTULO 1 – REGRAS GERAIS
ARTIGO 1 – TIPOS DE COMPETIÇÃO
Equipe e Individual
ARTIGO 2 – SISTEMAS DE COMPETIÇÃO
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- Podem ser adotados os sistemas de campeonato, eliminatória simples ou eliminatória com repescagem.
- É utilizado o sistema “melhor de três”. Quem ganhar dois rounds é o vencedor da luta. Cada round dura 2 minutos. Haverá intervalo de 1 minuto entre os rounds.
- Na categoria Juvenil cada round terá 1 minuto e 30 segundos de duração.
ARTIGO 3 – REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO
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- A categoria adulta deverá ser de 18 a 35 anos.
- A categoria Juvenil deverá ser de 15 a 17 anos.
2.6 Será de total responsabilidade das federações o recolhimento e arquivamento dos atestados médicos dos atletas, com no máximo vinte dias de registro que antecede à competição. As respectivas federações deverão assinar um termo de responsabilidade, comprometendo-se com a apresentação dos mesmos, se necessário, à organização do departamento competente da CBKW.
ARTIGO 4 – CATEGORIAS DE PESO
4.1 Masculina Juvenil:
a) Categoria 48 Kg ( < 48 Kg)
b) Categoria 52 Kg ( > 48 Kg – < 52 Kg)
c) Categoria 56 Kg ( > 52 Kg – < 56 Kg)
d) Categoria 60 Kg ( > 56 Kg – < 60 Kg)
e) Categoria 65 Kg ( > 60 Kg – < 65 Kg)
f) Categoria 70 Kg ( > 65 Kg – < 70 Kg)
g) Categoria 75 Kg ( > 70 Kg – < 75 Kg)
h) Categoria 80 Kg ( > 75 Kg – < 80 Kg)
4.2 Feminina Juvenil:
a) Categoria 48 Kg ( < 48Kg)
b) Categoria 52 Kg ( > 48 Kg – < 52 Kg)
c) Categoria 56 Kg ( > 52 Kg – < 56 Kg)
d) Categoria 60 Kg ( > 56 Kg – < 60 Kg)
4.3 Masculina Adulta:
a) Categoria 48 Kg ( < 48 Kg)
b) Categoria 52 Kg ( > 48 Kg – < 52 Kg)
c) Categoria 56 Kg ( > 52 Kg – < 56 Kg)
d) Categoria 60 Kg ( > 56 Kg – < 60 Kg)
e) Categoria 65 Kg ( > 60 Kg – < 65 Kg)
f) Categoria 70 Kg ( > 65 Kg – < 70 Kg)
g) Categoria 75 Kg ( > 70 Kg – < 75 Kg)
h) Categoria 80Kg ( > 75 Kg – < 80 Kg)
i) Categoria 85Kg ( > 80 Kg – < 85 Kg)
j) Categoria 90Kg ( > 85 Kg – < 90 Kg)
l) Categoria acima de 90Kg ( > 90 Kg)
4.4 Feminina Adulta:
a) Categoria 48 Kg ( < 48 Kg)
b) Categoria 52 Kg ( > 48 Kg – < 52 Kg)
c) Categoria 56 Kg ( > 52 Kg – < 56 Kg)
d) Categoria 60 Kg ( > 56 Kg – < 60 Kg)
e) Categoria 65 Kg ( > 60 Kg – < 65 Kg)
f) Categoria 70 Kg ( > 65 Kg – < 70 Kg)
g) Categoria 75 Kg ( > 70 Kg – < 75Kg)
ARTIGO 5 – PESAGEM
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- O competidor deverá apresentar-se, com a carteira de Identidade, para a pesagem.
- A pesagem será feita pelo registrador chefe, juntamente com seu grupo e deverá ter a supervisão do chefe de arbitragem.
- O competidor deverá ser pesado uma vez antes de toda a competição ou uma vez a cada dia de competição (neste caso a pesagem deverá se encerrar duas horas antes do início da competição), com local e hora marcados pela organização. A pesagem de cada categoria será completada em 1 hora. O competidor que estiver acima do limite do peso da sua categoria terá até 1 hora, após a primeira pesagem, para adequar-se ao peso. Caso o atleta não atingir o critério do peso em sua categoria, não terá permissão para competir. Dentro do prazo, estabelecido pelo regulamento, de 1 hora, a re-pesagem será permitida somente duas vezes.
- O Competidor deverá estar com trajes adequados para a pesagem. Masculino: calção, sunga, cueca ou, se necessário, sem roupas. Feminino: biquíni, bermuda e top ou, se necessário, sem roupas.
- A pesagem começará pelas categorias mais leves.
ARTIGO 6 – SORTEIO
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- O sorteio será realizado após a pesagem e se iniciará pelas categorias mais leves. Se algum competidor for o único inscrito em sua categoria, a categoria será cancelada.
- O sorteio será feito pelo grupo de registro e será realizado em local e hora pré-determinados com a presença ou não dos técnicos e/ou chefes de delegações.
- Nas categorias com três lutadores, todos os lutadores deverão se enfrentar, exemplo:
2-3 / 1-3 / 1-2
ARTIGO 7 – TRAJES E EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO
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- Durante a luta o competidor deverá usar luva de boxe, capacete, protetor de tórax, protetor de boca e protetor genital (por dentro do calção);
- A camiseta e o calção deverão ser da mesma cor dos equipamentos de proteção (preto ou vermelho);
- Peso das luvas: 8 Oz (230 gramas) para todas as categorias do feminino e do juvenil e as categorias até 65kg do adulto masculino,
10 Oz (280 gramas) para as categorias a partir de 70Kg do adulto masculino;
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- Para a categoria Juvenil serão utilizados capacetes fechados (com grades) e protetores para canela e peito do pé (com os pés descalços).
ARTIGO 8 – PROTOCOLO NA COMPETIÇÃO
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- Quando forem apresentados os competidores, deverão cumprimentar o público, na forma tradicional, “palma e punho”.
- Antes do início de cada round os competidores deverão se cumprimentar.
- Quando o resultado da luta estiver sendo anunciado, os competidores trocarão suas posições. Depois de anunciado o resultado da luta eles deverão se cumprimentar, cumprimentar o árbitro central que retribuirá o cumprimento e então deverão cumprimentar o técnico adversário que também retribuirá o cumprimento.
ARTIGO 9 – DESISTÊNCIA
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- O competidor que for incapaz de continuar a luta devido a lesões será considerado desistente. Ele não estará apto a continuar na competição, contudo suas colocações nas disputas anteriores serão respeitadas.
- No caso de grande disparidade técnica entre os lutadores, por segurança o técnico pode mostrar o sinal de desistência (levantar o braço ou jogar toalha) ou o próprio lutador pode levantar o braço para sinalizar desistência.
- O competidor que ficou ausente na pesagem ou não apresentar-se após ter seu nome anunciado por três vezes antes da luta ou sair sem permissão e não retornar a área em tempo será considerado desistente, sem justificação.
- O competidor que sair ou se ausentar sem se justificar será privado dos resultados obtidos nas lutas anteriores.
ARTIGO 10 – OUTRAS PROVIDÊNCIAS DURANTE A COMPETIÇÃO
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- Os árbitros deverão se concentrar na competição e não deverão conversar com outras pessoas. Deverão permanecer sentados nos seus respectivos lugares a menos que tenham autorização do árbitro chefe para sair.
- Os competidores deverão ser fiéis e cumprir as regras da competição. Respeitando os árbitros e obedecendo suas decisões. É estritamente proibido falar palavrões, jogar os protetores e reclamar ou discutir durante a luta.
- O técnico e o médico permanecerão nos locais designados.
- Doping é estritamente proibido. Infusão de oxigênio é proibida nos intervalos.
CAPÍTULO 2 – APELAÇÕES
ARTIGO 11 – PROCEDIMENTOS PARA APELAÇÃO
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- A equipe que tiver alguma objeção quanto a decisão tomada pelos árbitros pode enviar por escrito um apelo, através do chefe da delegação ou técnico, para o chefe de arbitragem, com até 15 minutos após o ocorrido. A apelação deverá ser entregue, juntamente com a filmagem completa da luta, mais o pagamento de R$200,00 (duzentos reais) ou taxa estipulada pelo júri de apelação do evento. Os valores correspondentes a taxa de apelação serão devolvidas, se a apelação for aceita e o árbitro for punido e/ou suspenso; caso contrário, não haverá devolução de valores.
O resultado da luta não será alterado.
CAPÍTULO 3 – MÉTODOS DE LUTA, CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO E PUNIÇÕES
ARTIGO 12 – MÉTODOS DE LUTA
Técnicas de ataques e defesas que estiverem adequadas ao regulamento de competição do Wushu Sanshou, em conformidade com a IWUF, podem ser empregadas.
ARTIGO 13 – PARTES PROIBIDAS
Parte traseira do crânio, toda região do pescoço, genital e ataques que vão contra as articulações.
ARTIGO 14 – PARTES VÁLIDAS (Para pontuação)
Cabeça, tronco e as coxas.
ARTIGO 15 – MÉTODOS PROIBIDOS
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- Atacar o oponente com o uso da cabeça, cotovelo, joelho ou golpes contra as articulações.
- Não são permitidos os golpes de projeções que lancem o oponente com a cabeça contra o solo. Não é permitido pressionar ou esmagar o oponente propositalmente na finalização da queda contra o solo.
- Atacar, com qualquer técnica, a cabeça do oponente caído no solo.
ARTIGO 16 – CRITÉRIOS DE PONTOS
O competidor ganhará dois pontos quando:
- O oponente sair do ringue pela primeira vez em um round;
- O oponente cair, enquanto quem projetou permanecer em pé;
- Atacar o oponente com chute no tronco ou na cabeça;
- Fazer o oponente cair com algum golpe que necessite de “queda de sacrifício” e o atacante levantar imediatamente. Ex.: rasteira, tesoura;
- O árbitro abrir contagem para seu oponente uma vez;
- O oponente receber uma falta pessoal (cartão vermelho).
O competidor ganhará um ponto quando:
- Golpear o oponente em qualquer parte válida com técnica de mão;
- Atacar a coxa do oponente com técnica de perna;
- Os dois caem, mas seu oponente cai primeiro;
- Fizer o oponente cair com o uso de uma queda de sacrifício e permanecer caído;
- Se, o oponente, cair propositalmente com intenção de ataque e permanecer caído por mais de 3 segundos;
- Se, o oponente, mostrar passividade de 8 segundos após o árbitro central ordenar ataque;
- O oponente receber uma falta técnica (cartão amarelo).
Os competidores não ganharão pontos quando:
- Nenhuma técnica clara ou bem definida é executada durante a luta;
- Os dois lados caem ou saem do ringue ao mesmo tempo;
- Um competidor cai no chão com intenção de ataque e o mesmo se levanta dentro dos 3 segundos;
- Atacar o adversário quando estiver sendo agarrado.
ARTIGO 17 – FALTAS E PUNIÇÕES
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- Faltas técnicas
- Segurar o oponente passivamente;
- Pedir tempo quando estiver em situação de desvantagem;
- Atrasar a luta de propósito;
- Conduta anti-esportiva ou desobediência as decisões do árbitro;
- Entrar no ringue sem protetor de boca, cuspi-lo ou perder algum equipamento de proteção durante a luta;
- Violar a ética e o protocolo na competição.
17.1. 2 Faltas Pessoais
- Atacar o oponente antes do comando “kaishi” (iniciar) ou após “ting” (parar);
- Golpear o oponente em partes proibidas;
- Golpear o oponente usando qualquer método proibido.
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- Punições
- Cartão amarelo para faltas técnicas;
- Cartão vermelho para faltas pessoais;
- O competidor que receber três faltas pessoais será desqualificado do combate;
- O competidor que ferir intencionalmente seu oponente será desqualificado da competição e seus resultados serão cancelados.
- O competidor que for pego com uso de doping ou inalando oxigênio durante o intervalo será desqualificado de toda a competição e seus resultados serão cancelados.
ARTIGO 18 – SUSPENSÃO DA LUTA
A luta será suspensa nos seguintes casos:
- O competidor cai ou sai do ringue;
- O competidor recebe uma punição;
- O competidor agarra o adversário sem intenção de ataque por mais de 2 segundos;
- O competidor é lesionado;
- O competidor cai de propósito (com intenção de ataque) e permanece caído por mais de 3 segundos;
- O competidor pede suspensão da luta por razões objetivas;
- O árbitro chefe corrige algum erro ou omissão do árbitro central;
- Há problemas ou perigo no ringue que precisam ser resolvidos;
- Problemas com iluminação;
- Após receber ordem de ataque o competidor permanece passivo por mais 8 segundos.
CAPÍTULO 4 – VENCEDOR E PERDEDOR
ARTIGO 19 – CRITÉRIOS PARA VITÓRIA E DERROTA
- Quando houver grande disparidade técnica entre os dois lados, o árbitro central pode, com a aprovação do árbitro chefe, proclamar o lado mais forte vencedor da luta;
- O competidor será vencedor da luta se seu oponente for nocauteado (não por ação de falta pessoal) e permanecer caído por 10 segundos ou se ao levantar ainda estiver inconsciente;
- Se em uma luta o competidor for fortemente golpeado (não por ação de falta pessoal) e for aberta contagem três vezes, seu oponente ganhará a luta;
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- Vencedor ou perdedor de um round
- O resultado de cada round será decidido de acordo com o julgamento dos árbitros laterais;
- Durante um round, se um competidor for fortemente golpeado (não por ação de falta pessoal) e for aberta contagem 2 vezes, seu oponente ganhará o round;
- O competidor que sair do ringue duas vezes no mesmo round será o perdedor do round;
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- Se ambos os competidores obtiverem o mesmo número de pontos, o vencedor do round será decidido pelo seguinte critério:
- O que recebeu menor número de cartões vermelhos (faltas pessoais) no round, será o vencedor do round;
- O que recebeu menor número de cartões amarelos (faltas técnicas) no round, será o vencedor do round;
- O que for mais leve (segundo pesagem oficial) será o vencedor do round;
- Se mesmo seguindo os critérios acima permanecer igual o empate do round será proclamado.
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- Vencedor ou perdedor da luta
- O competidor que ganhar primeiro, dois rounds, em uma luta será o vencedor;
- O competidor vencerá a luta se seu oponente for lesionado ou não estiver apto a continuar por decisão médica;
- Se durante a luta o competidor fingir ter sido lesionado por ações faltosas, o adversário será proclamado vencedor da luta depois do caso ter sido analisado pela equipe médica;
- Se durante a luta um dos lados for lesionado por ações faltosas de seu adversário e não estiver em condições de continuar na luta, por ordens médicas, o lesionado será o vencedor da luta, mas não poderá participar da próxima luta;
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- Se os dois competidores obtiverem o mesmo número de rounds ganhos em uma luta o vencedor será proclamado pelo seguinte critério:
- O que recebeu menor número de cartões vermelhos (faltas pessoais) na luta será o vencedor da luta;
- O que recebeu menor número de cartões amarelos (faltas técnicas) na luta será o vencedor da luta;
- O que for mais leve (segundo pesagem oficial) será o vencedor da luta;
- Se mesmo seguindo os critérios acima permanecer igual, será realizado um quarto e último round.
CAPÍTULO 5 – COMANDOS E GESTOS
ARTIGO 20 – COMANDOS E GESTOS DO ÁRBITRO CENTRAL
01)Saudação: Em pé com os pés unidos. Palma da mão esquerda no punho direito fechado, frente ao tronco, 20-30 cm do peito e alinhado com o mesmo (fig. 01 e 02).
02)Entrada dos lutadores no ringue: No centro do ringue, o árbitro estende os braços apontando para ambos os lutadores com as mãos abertas e palmas voltadas para cima (fig. 03). Quando chama os competidores para entrara no ringue, eleva o ante-braço flexionando os cotovelos em um ângulo de 90 graus, voltando uma palma da mão para outra (fig. 04).
03)Os dois lados se Cumprimentam: O árbitro central apóia sua mão esquerda sobre o punho direito na frente de seu corpo, sinalizando para que os competidores se cumprimentem (fig. 05).
04)Primeiro round: O árbitro central de frente para a mesa de arbitragem, estende um braço a frente com a mão fechada e só o dedo indicador para o alto (fig.06) e pronuncia yi jü. 05)Segundo round: O árbitro central de frente para a mesa de arbitragem, estende um braço a frente com a mão fechada e com os dedos indicador e o médio elevados e separados (fig.07) e pronuncia èr jü . 06)Terceiro round: O árbitro central de frente para a mesa de arbitragem, estende um braço a frente com a mão fechada e com os dedos indicador, médio e polegar elevados e separados (fig.08) e pronuncia san jü .
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5
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7
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8
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Yi Jü
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Èr Jü
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San Jü
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07)Preparar / Iniciar – Yubei / Kaishi: Em Gonbu (arqueiro), entre os dois lutadores o árbitro central comanda Yubei “preparar” e no mesmo momento estende seus braços apontando para os competidores (fig. 09). Então ele traz suas mãos para frente do abdômen com a palma voltada para baixo, sinalizando e comandando Kaishi “ Iniciar” (fig. 10).
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9
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10
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YuBei
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KaiShi
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08)Parar – Ting: O árbitro central comanda Ting “parar” e neste exato momento estende um braço a frente com a mão aberta, na vertical, entre os lutadores (fig.11 e 12).
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11
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12
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Ting
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Ting
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09)8 Segundos de passividade: O árbitro central eleva as duas mãos na frente do corpo, com o dedo mínimo e o anelar de uma das mãos fechados e os outros dedos separados, com as palmas das mãos voltadas para frente (fig. 13).
10)Contagem: De frente para o competidor, com o punho voltado para frente e na frente do corpo, o árbitro central vai estendendo seus dedos um a um, com um intervalo de 1 segundo, do polegar para o dedo mínimo (fig. 14 e 15).
1 – yi 2- èr 3- san 4- sì 5- wu
6- liù 7- qi 8- ba 9- jiu 10- shí
11)Segurar Passivamente: O árbitro central mantém os braços em circulo em frente ao corpo (fig. 16).
12)Contagem: De frente para a mesa central, o árbitro estende um dos braços a frente com a mão fechada e o polegar para o alto ( fig. 17). 13)3 segundos: O árbitro central estende um dos braços obliquamente para o alto com a palma da mão voltada para cima, apontando para o competidor e a outra mão se move horizontalmente da frente do abdômen para o lado do corpo com os dedos polegar, indicador e médio separados e os outros dois dedos fechados (fig. 18).
14)Ordenando ataque: O árbitro central estende um braço entre os competidores com o polegar estendido e os outros dedos fechados, com a palma da mão voltada para baixo. Movendo sua mão na direção do polegar, ordenando para o competidor atacar (fig. 19). 15)Queda: O árbitro central estende um braço com a palma da mão voltada para cima, apontando para o competidor que sofreu a queda e seu outro braço semi flexionado move-se da frente do corpo para o lado com a palma da mão voltada para baixo (fig. 20).
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19
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20
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16)Um competidor cai primeiro: O árbitro central estende um braço apontando para o competidor que caiu primeiro(fig. 21), então comanda hong fang / hei fang (vermelho ou preto) e cruza seus antebraços na frente do seu corpo com as palmas das mãos voltadas para baixo ( fig. 22).
17)Queda simultânea: O árbitro central estende os braços horizontalmente a frente e move seus braços para baixo com as palmas das mãos voltadas para baixo (fig. 23).
Hong Fang / Hei Fang
18)Vermelho ou preto fora do ringue: O árbitro central estende um braço para frente apontando para o competidor que saiu do ringue (fig. 24), então empurra com a outra mão para frente ( na altura de seu ombro ) com a palma da mão para frente (fig. 25).
19)Os dois competidores saem do ringue: O árbitro central estende seus dois braços para frente, ao mesmo tempo, com as palmas das mãos voltadas para frente apontando para o lado em que os competidores saíram em Gonbu “ arqueiro” ( fig.26), então flexiona os dois cotovelos em um ângulo de 90 graus, com as palmas das mão voltadas para trás e ao mesmo tempo unindo os pés, ordenando para que os competidores retornem ao ringue ( fig. 27).
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26
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27
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20)Chute no genital: O árbitro central estende um braço com a palma da mão voltada para cima apontando para o ofensor e a outra mão sinalizando golpe no genital (fig. 28).
21)Golpe na nuca: O árbitro central estende um braço com a palma da mão voltada para cima apontando o para o ofensor e a outra mão na nuca ( fig. 29). 22) Ataque com o cotovelo: O árbitro central cruza os braços na frente do peito e com uma mão cobrindo o cotovelo (fig. 30). 23) Ataque com o joelho: O árbitro central eleva uma perna e toca o joelho com a mão (fig. 31).
24)Silêncio: O árbitro central aponta para o competidor ou técnico que está falando, com o braço estendido, mão aberta com o polegar separado dos outros dedos (fig. 32) e então aproxima o polegar dos outros dedos (fig. 33).
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32
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33
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25)Falta grave: O árbitro central estende um braço com a palma da mão para cima e apontando para o ofensor, a outra mão que indica falta pessoal fica fechada e com a palma da mão voltada para trás. O cotovelo fica flexionado em um ângulo de 90 graus (fig. 34).
26)Falta leve: O árbitro central estende um braço com a palma da mão para cima e apontando para o ofensor, a outra mão que indica falta técnica fica aberta e coma a palma da mão voltada para trás. O cotovelo fica flexionado em um ângulo de 90 graus (fig. 35). 27)Desqualificação: O árbitro central cruza os braços na frente do corpo com as mãos fechadas (fig. 36).
28)Técnica sem validade: O árbitro central balança seus braços, cruzando-os uma vez a frente do abdômen. Indicando que não foram validados os pontos (fig. 37, 38 e39).
29)Equipe médica: O árbitro central posiciona-se de frente a mesa dos médicos e cruza os ante braços em frente ao peito com as mãos abertas ( fig.40 ).
30)Intervalo ( descanso ): O árbitro central estende os braços lateralmente com as palmas das mãos voltadas para cima apontando à área de descanso dos dois competidores (fig. 41 ). 31)Troca de posições: No centro do ringue o árbitro central estende os braços e os cruza em frente ao abdômen (fig. 42 ).
32)Empate: Entre os dois competidores, o árbitro central segura o punho dos atletas e eleva o braço dos dois (fig. 43 ).
33)Ganhador: Entre os dois competidores, o árbitro central segura o punho dos atletas e eleva o punho do vencedor (fig. 44 ).
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43
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44
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ARTIGO 21 – OS GESTOS DOS ÁRBITROS LATERAIS
01)Queda ou saída: O árbitro lateral aponta para baixo com o dedo indicador de uma das mãos (fig.45 ).
02)Não caiu ou não saiu: O árbitro lateral estende um braço a frente e move sua mão de um lado para outro com a palma da mão voltada para frente (fig. 46 ). 03)Não viu claramente: O árbitro lateral fica com o cotovelo semi-flexionado e com as palmas das mãos voltadas para cima ( fig. 47 ).
CAPÍTULO 6 – ÁREA DE COMPETIÇÃO E EQUIPAMENTOS
ARTIGO 22 – ÁREA DE COMPETIÇÃO
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- Aárea de competição será uma plataforma com estrutura de madeira tendo 80cm de altura, 800cm de comprimento e 800cm de largura. Revestida por um piso macio (tatame) coberto por uma lona. O logotipo da Confederação Brasileira de Kungfu/Wushu (com um diâmetro de 120cm), deverá ser desenhado no centro da plataforma. As bordas da plataforma serão marcadas com linhas vermelhas com 5cm de largura. Quatro linhas amarelas ( linhas de segurança) com 10cm de largura serão desenhadas 90cm para dentro das bordas das plataforma (linhas vermelhas).
2)Colchões protetores de 20-40cm de altura e com 200cm de largura serão colocados ao redor da área de competição.
3) Área de competição:
E

C
D2 D1 


D3 A


D4 D5
C E
Legenda:
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- Linha A: Lugares para árbitro chefe, Assistente de árbitro chefe, registrador, anunciador e marcador de tempo;
- Linha B: Equipe médica;
- Linha C; Lugares para técnicos, lutadores e médico da equipe;
- Linha D: Lugares para os árbitros laterais;
- Linha E: Câmeras do júri de apelação.
.
ARTIGO 23 – EQUIPAMENTOS
23.1 Placas coloridas: Seis placas em cor preta, seis em cor vermelha e seis metade em cor preta e metade em cor vermelha. As placas são elevadas de acordo com a marcação de pontos feita pelos árbitros laterais. Totalizando 18 placas com 20cm de diâmetro e com cabo de madeira com 20cm de comprimento (fig. 1).
FIGURA 1
23.1 Cartão de falta técnica (amarelo): Totalizando 12 cartões amarelos com 15cm de altura e 5cm de largura (fig. 2).
23.2 Cartão de falta pessoal (vermelho): Totalizando 6 cartões vermelhos com 15cm de altura e 5cm de largura (fig. 3). 23.3 Contagem forçada: Totalizando 6 cartões azuis com 15cm de altura e 5cm de largura (fig. 4).

FIGURA 2 FIGURA 3 FIGURA 4
23.5 Suporte para cartões: dois suportes para os cartões, um em cor preta e um em cor vermelha. A medida de cada um é de 60cm de comprimento e 15cm de altura ( fig. 5).
23.6 Placa de desistência: duas placas amarelas com 40cm de diâmetro com cabo de madeira com 40cm de comprimento. Nos dois lados da placa contém a palavra “desistência” (um lado escrito em preto e no outro em vermelho) (fig. 6).
60 cm





15 cm

FIGURA 5

FIGURA 6
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- Dois cronômetros ( um de reserva );
- Dois apitos;
- Um microfone;
- Um gongo com suporte e um martelo;
- Contadores 15-20 peças;
- Duas vídeo câmeras;
- Fita métrica;
- Microfone sem fio ( para o árbitro central ).
- Um jogo eletrônico de sistema de marcação de pontos (placar).
CAPÍTULO 7 – COMPOSIÇÃO DA ARBITRAGEM E SUAS FUNÇÕES
ARTIGO 24 – COMPOSIÇÃO DA ARBITRAGEM:
- Um árbitro chefe geral e um assistente do árbitro chefe geral;
- Um árbitro chefe e um assistente do árbitro chefe, um árbitro central, 5 árbitros laterais, um registrador e um marcador de tempo;
- Um chefe do grupo de apoio;
- Um registrador chefe.
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- Staffs:
- 4 membros para o grupo de apoio;
- De 3 a 5 membros para o grupo de registro;
- 2 a 3 médicos na equipe médica;
- 1 a 2 anunciadores.
ARTIGO 25 – FUNÇÕES DOS COMPONENTES DA ARBITRAGEM:
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- O árbitro chefe geral:
- Organizar todo o grupo de arbitragem e revisar o regulamento da competição e padronizar o método de arbitragem;
- Checar o ringue, equipamentos de proteção, ver se todo o material de arbitragem está completo e supervisionar a preparação do evento como: pesagem, sorteio e montagem das chaves;
- Resolver problemas relacionados com o regulamento da competição, mas não tem o poder para modifica-los;
- Orientar o trabalho da equipe de arbitragem durante a competição e reagrupa-los de acordo com as necessidades;
- Notificar o árbitro chefe, registrador chefe, ao chefe do grupo de apoio e ao anunciador, em tempo, sobre casos de desistência que poderão alterar a ordem da competição;
- Dar a decisão final quando houver divergência de opiniões na equipe de arbitragem;
- Ser responsável pelos oficiais e observar se as regras estão sendo cumpridas;
- Examinar, assinar as súmulas e anunciar os resultados na competição;
- Enviar um sumário por escrito informando aos órgãos competentes o resultado oficial;
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- O assistente do arbitro chefe geral deverá auxiliar o árbitro chefe geral e assumir suas funções na sua ausência.
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- O árbitro Chefe (chefe de mesa):
- Ser responsávelpela organização da sua equipe e observar a qualidade da arbitragem;
- Orientar o trabalho do registrador, do marcador de tempo e dos árbitros;
- Apitar quando houver aparente erro ou omissão do árbitro central e fazer as devidas correções;
- Com a aprovação do árbitro chefe geral pode alterar o resultado da luta corrigindo falhas dos árbitros laterais. A alteração deve ser feita antes do resultado da luta ter sido anunciado;
- Anunciar os resultados de cada round;
- Resolver ou decidir casos como: vitória absoluta, saídas, faltas e contagem de acordo com as condições dos competidores e os registros da súmula;
- Examinar e assinar a súmula de cada luta.
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- O assistente do árbitro chefe deverá auxiliar o árbitro chefe e assumir as funções dos outros árbitros quando necessário.
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- O árbitro central:
- Cumprir rigorosamente o regulamento e atuar de forma imparcial;
- Verificar os protetores dos competidores e garantir segurança durante a luta;
- Mediar a luta através de comandos de voz e gestos;
- Dar as decisões em casos de saída de ringue , queda, falta, passividade e abertura de contagem e chamar a equipe médica em casos de lesões;
- Anunciar o resultado da luta;
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- Árbitros laterais:
- Marcar os pontos ganhos pelos competidores de acordo com o regulamento;
- Mostrar o resultado de cada round quando solicitado ( após o apito do árbitro chefe) e todos ao mesmo tempo;
- No fim de cada luta assinar a planilha de pontos onde ficarão registrados e poderão ser checados em caso de necessidade;
- Preencher o formulário cuidadosamente antes de cada luta;
- Participar do trabalho de pesagem e registrar o peso dos atletas;
- Registrar faltas pessoais, faltas técnicas, saídas de ringue e aberturas de contagem conforme gestos do árbitro central;
- Registrar o resultado de cada round, dado pelos árbitros laterais e passar as informações ao árbitro chefe;
-
- O marcador de tempo:
- Verificar as condições do gongo, e do cronômetro;
- Marcar o tempo durante a luta, parar o cronômetro sempre que a luta for suspensa e também marcar o tempo de intervalo (descanso);
- Apitar 10 segundos antes do reinício do round;
- Bater o gongo para anunciar fim do round;
- Anunciar o resultado de cada árbitro lateral.
25.9 O chefe do grupo de apoio:
- Responsável por verificar se as inscrições dos atletas estão corretas e por fazer a listagem dos atletas;
- Encarregado da organização do sorteio e montagem de chaves;
- Preparar os formulários que serão usados na competição, checar os resultados das competições e checar quem são os vencedores para definir a premiação;
- Publicar o resultado de cada luta;
- Responsável pela coleta de informações, dados e estatísticas e fatos relevantes para compor a ficha de pontuação;
-
- Os membros do grupo de apoio deverão executar as funções designadas pelo chefe do grupo de apoio.
- Será responsável pela cerimônia de pesagem;
- Reunir os atletas para confirmar presença pelo menos 20 minutos antes do início das lutas;
- Informar ao árbitro chefe a tempo em caso de ausências ou desistências;
- Verificar se shorts, camisetas e equipamentos de proteção estão em conformidade com o regulamento;
-
- Os membros do grupo de registro deverão executar as funções designadas pelo registrador chefe.
-
- O anunciador:
- Dar uma breve explicação para o público sobre o regulamento;
- Apresentar os árbitros e os atletas que estão no ringue;
- Anunciar o resultado das competições;
- Checar o atestado médico dos atletas;
- Fazer o teste antidoping juntamente com a comissão antidoping;
- Conduzir o exame de saúde dos competidores selecionados por sorteio antes da competição;
- Providenciar primeiros socorros e lesões dos atletas durante as competições;
- Ter a decisão final para suspender a luta em caso de lesões graves causadas por ações faltosas durante o combate;
- Ser responsável pelos aspectos médicos na competição e por sugerir ao árbitro chefe que o atleta não deve continuar na luta para preservar sua integridade física .
CAPÍTULO 8 – FORMULÁRIOS
ARTIGO 26 – FORMULÁRIOS PARA REGISTRO DE LUTA:
-
- Mesa central ( formulário 1 ).
- Árbitros laterais ( formulário 2 ).
ARTIGO 27 – CHAVES:
27.1 2 Atletas;
27.2 3 e 4 atletas ; 27.3 De 5 a 8 atletas ; 27.4 De 9 a 16 atletas ; 27.5 De 17 a 32 atletas.
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