FKFEGO

Filiada a Confederação Brasileira de Kung fu/Wushu

Assine e receba novidades

Bastão

Por fkfego em 22 de setembro de 2015 - Sem Comentários

Considerado a base das armas longas

O bastão é considerado a base das armas longas, pois 50% das técnicas de qualquer arma longa e fundamentada em técnicas de bastão. Fazendo uma análise cronológica, podemos notar que o bastão é uma das armas mais antigas da humanidade, primeiramente utilizada como utensílio de caça.

Nas civilizações antigas, a sobrevida do homem está diretamente ligada à sua capacidade de caçar. Onde bastões de madeira, improvisados de galhos de árvores serviam com alongadores de membros, para fisgar a preza, proporcionando uma distância segura entre a caça e o caçador.
Com o passar do tempo o bastão deixou de ser visto como utensílio de caça, ganhando importância nos campos de batalha.

Tradicionalmente na China antiga, os bastões eram confeccionados com madeiras de árvores retiradas de encostas rochosas, e mergulhados na lama dos rios por cerca de dois meses. Depois os bastões eram enrijecidos no fogo, pois  acreditavam que ficariam mais resistentes devido às péssimas condições as quais foram submetidos.
Há uma antiga lenda que diz que, “Bastões confeccionados a partir de árvores como estas, tem vida própria e muita energia”.

Nesta época acreditava-se também que o lutador de bastão só se tornaria bastante hábil no manuseio da arma, se fizesse do bastão a sua extensão, a ponto de nunca se separar dele, criando assim uma única energia.
Mesmo com o passar dos tempos, o bastão continua com um lugar de destaque nas escolas de artes marciais tradicionais chinesas, sendo sempre a primeira arma a ser ensinada para ser treinada durante toda a vida marcial do praticante.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!